Vindo da Inglaterra para a sua casa, o Jack Russell Terrier é um cãozinho de pequeno porte, muita energia e inteligência, perfeito para famílias grandes ou como companhia para quem mora sozinho.
Mas é claro que, para criar e cuidar de um novo animal, precisamos saber exatamente o que fazer para que ele cresça feliz e saudável.
Vamos ver algumas dicas para você criar seu Jack Russell Terrier da melhor forma possível!
1. Checagem Médica
Vamos começar com a dica mais óbvia: seu cão Jack Russell Terrier, assim como todos nossos amigos de quatro patas, precisam de checagens médicas duas vezes ao ano, para tomar as vacinas necessárias, além de fazer exames de rotina.
É importante ficar alerta para alguns problemas de saúde que essa raça tem predisposição, como catarata, problemas auditivos e problemas de articulação.
2. Adestramento em casa
A raça Jack Russell Terrier é conhecida por ser inteligente e energética, características que muitos donos procuram em seu novo companheiro. Entretanto, além de ser um cão alegre e divertido, o Jack Russell também é um cachorro temperamental, teimoso e territorial.
Isso quer dizer que, sem o treinamento correto, seu novo amigo vai querer se impor e mandar na casa.
Para isso não acontecer, o recomendado é começar o adestramento do seu cãozinho logo nos primeiros meses de vida.
Se você morar em apartamento, é importante ensinar seu amigo a usar um tapete higiênico para fazer suas necessidades, por exemplo.
Além disso, ensinar comandos básico como “Senta”, “Fica” e “Deita” são essenciais para demonstrar controle para o seu cãozinho.
Assim, ele vai entender o recado e aprender a respeitar sua autoridade dentro de casa.
É importante frisar que, durante o adestramento em casa, o dono nunca deve bater ou gritar com o cachorro. Se isso acontecer, ele vai se tornar retraído e não vai aprender o necessário, além de perder a confiança no seu dono.
3. Adestramento Profissional
Além do adestramento em casa, muitas vezes o Jack Russell Terrier vai precisar de adestramento profissional.
Um profissional possui as habilidades corretas para ensinar e controlar o animalzinho muito melhor do que um adestrador amador.
Em uma escola de adestramento, o cãozinho vai aprender como se comportar na presença de outros animais, de pessoas estranhas, em público e em espaços fechados, por exemplo.
Tudo isso vai ajudar a convivência do animal com a nova família, além de ajudar no seu próprio bem-estar e felicidade.
Um adestramento profissional pode ser um pouco caro, mas é um investimento que vale a pena, para tornar sua família e seu cãozinho ainda mais próximos e felizes!
4. Passeios e Brincadeiras
Como já conversamos anteriormente, o Jack Russell Terrier é um cachorro curioso e com muita energia, especialmente devido ao seu antepassados, que eram cães de caça.
Pensando nisso, entendemos um pouco mais sobre sua personalidade elétrica e esperta. Por isso, seu cãozinho da raça Jack Russell precisa de estímulos e exercícios físicos para gastar sua energia acumulada.
O animalzinho pode morar em casas menores ou em apartamentos, porém precisa de uma casa com brinquedos e estímulos visuais e mentais, além de, no mínimo, um passeio diário.
O ideal é que o Jack Russell saia para passear de duas a três vezes por dia, mas se o dono estiver trabalhando ou ocupado por maior parte do dia, pode-se diminuir esse número para uma vez diária.
Outra opção é contratar alguém para passear com seu cãozinho para você.
Existem diversos aplicativos e serviços especializados nisso, então vale a pena pesquisar sobre o assunto, para seu conforto e para a felicidade e saúde do seu Jack Russell!
5. Companhia Constante
Os cães da raça Jack Russell Terrier são muito carinhosos, e se apegam facilmente aos seus donos.
Isso é muito bom, pois eles são ótimos companheiros.
Entretanto, isso pode se tornar um problema para o dono e para seu melhor amigo.
Como o Jack Russell se apega fortemente ao seu dono, quando inevitavelmente seu dono tiver que sair de casa para ir ao trabalho ou a escola, o cão pode sofrer de Ansiedade de Separação.
Essa é uma condição onde o animal se sente ansioso e inseguro sem a presença do seu dono, o que faz com que ele sofra e apresente comportamentos erráticos e diferentes, como latir e uivar constantemente, fazer suas necessidades em locais errados e se tornar agressivo.
Esses comportamentos são característicos da ansiedade de separação e, para controlar essa ansiedade, seu amigo deve ser levado ao veterinário para um tratamento correto.
Para tentar evitar a ansiedade de separação, o dono pode se afastar do animal um pouco antes de sair, não dando tanta atenção para que o cachorro não sinta tanta sua saída da casa.
Ao chegar em casa, o processo precisa ser repetido, para que o cachorro novamente não sinta tanto com a saída de seu dono de casa.
6. Cuidados com a Pelagem
A raça Jack Russell Terrier tem três tipos de pelagem: liso e curto, duro e longo, e intermediário.
Quando falamos da coloração dos pêlos, a grande maioria dos cachorros Jack Russell tem a pelagem branca, com algumas manchas de coloração preta ou marrom (claro ou escuro).
Os tipos de pelagem são decididos geneticamente, o que significa que em uma única ninhada pode nascer cãozinhos de diferentes tipos de pêlos.
Em relação aos cuidados necessários, cada pêlo tem uma forma diferente de cuidado.
Para cães com o pêlo liso e curto, os cuidados são mínimos: escovação a cada duas semanas, e banhos mensais.
Já para cães com pêlos longo e duro ou intermediário, é indicado escovações semanais e banhos quinzenais, devido ao pêlo maior e mais propenso a emaranhados.
A boa notícia é que, não importa o tipo de pelagem que seu cãozinho Jack Russell Terrier tiver, a raça não solta muitos pelos.
Normalmente, a queda de pêlos é mínima e acontece apenas em momentos específicos, como durante a troca de estações (inverno-primavera, por exemplo).
Com banhos e escovações corretas, seu cãozinho fica limpo e saudável e você fica tranquilo com a limpeza de casa!
Espero que você tenha gostado desse artigo!
O interessante é que eu já tive um cachorro.
Anos atrás, antes do Bob.
Só que eu não sabia que existiam muitas técnicas para você não cometer erros e viciar o seu cachorro em muitos maus hábitos…
E acredite, meu antigo cachorro, o Joe, tinha muitos maus hábitos… rsrs
Ele era um Husky lindo e inteligente, porém com maus hábitos.
Com o Bob, eu fiz diferente.
Resolvi, de antemão, comprar um curso de adestramento, que me ensinasse desde o inicio da vida do cachorro, COMO CRIAR UM CACHORRO PROFISSIONAL!
Eu queria um cachorro “Padrão de Qualidade”.
Padrão Holywood, rsrs
E acho que este curso foi a melhor escolha que eu já fiz com relação a criação de cães.
Realmente, o Gustavo entrega o que promete e cada dia mais o Bob tem se tornado um cachorro INCRÍVEL em todos os sentidos.
Estou seguindo a risca esses novos ensinamentos.
Minha Dica para você é: Invista em conhecimento sobre como cuidar e adestrar cães.
Tenha certeza que você se surpreenderá com o resultado.
Forte Abraço, do seu amigo,
Erick Dias!